segunda-feira, 15 de julho de 2013

Economizando papel no Linux

Quem não gosta de preservar a natureza? Pois é, no Windows eu achava muito fácil imprimir 4 páginas por folha usando o software padrão da HP, que já me dizia até como inserir o papel na impressora entre a impressão de um lado e a do outro... E no Ubuntu 12.04, como faz?

Estou assumindo que você já tem a sua impressora instalada bonitinha e que quer só usar a função "frente e verso manual", ou seja, imprimir os dois lados do papel usando uma impressora comum, que imprime de um lado só.

O procedimento é mais simples do que parece, mas mesmo assim achei que valia um post, para eu também ter onde olhar quando me esquecer...

1) Abra o seu arquivo PDF normal ou o que quer queira imprimir e aperte Ctrl+P ou vá em Arquivo... Imprimir, ou aperte seu botão favorito, sei lá...

2) Na tela de selecionar o que imprimir, escolha as páginas "1-8", ou seja, 1 a 8. Com isso você vai ter uma amostragem boa para ver se está dando certo. Marque o campo "Inverter" (confie!).



3) Na tela Configurar Página, selecione 2 em "Páginas por lado" e "Páginas pares" em "Apenas imprimir".



4) Clique "Imprimir". Por favor, não clique "Visualizar impressão"! Imprimir a partir da visualização atrapalha todo o esquema... Evite.

Sua impressora vai usar duas folhas de papel e vai imprimir as páginas 7,8 e 3,4, nessa ordem. Lembra da caixa "Inverter"? Era para ela fazer isso, deixar as páginas do final embaixo.

5) SEM MEXER EM NADA, coloque as folhas que saíram da impressora de volta na bandeja de alimentação. Se sua impressora tiver duas bandejas, use a segunda. Não fique olhando para as folhas e conferindo que você vai acabar inserindo as folhas na orientação errada. Coloque os papéis direto na bandeja, do jeitinho que saíram.

6) Volte para o seu PDF e mande imprimir de novo, agora com outras opções, conforme os próximos passos. "Não vai aparecer um botão na tela perguntando se pode imprimir o resto?" Não. Engole o choro. "No Windows tinha..." Eu sei. No Linux não tem.

7) Desta vez, desmarque a caixa "Inverter". Você quer que os lados ímpares saiam na ordem correta.


8) Mude o "Apenas Imprimir" para "Páginas Ímpares" nesta segunda rodada e mande ver! (Imprimir!)


9) Repita a operação para as páginas "9-16", "17-32", etc. Quando você ganhar confiança, pode começar a fazer "1-32", "33-64" ou até "1-64" e "65-128". Não recomendo ir além disso. Se você tentar imprimir muitas páginas por vez, vai sair aquele monte de papel, vai acabar o papel pela metade, uma folha vai grudar na outra, sua filha vai querer que você imprima borboletas para ela pintar, vai dar tudo errado! Vai com calma, é melhor.

Algumas dicas importantes:

  • Verifique se você tem papel suficiente na impressora
    • Se ela imprimir pela metade uma parte, depois é muito chato retomar do meio.
  • Dê aquela arejada no papel antes de colocar na impressora pela primeira vez
    • Torça, sopre, folheie e/ou siga as recomendações dos fabricantes.
    • Se uma folha ficar colada na outra, a ordem fica toda errada.
    • Não faça esse processo de arejamento na segunda rodada (impressão das páginas ímpares), pois você pode errar a orientação do papel na hora de colocar ele de volta na impressora.
  • Sempre faça um teste básico (8 ou 16 páginas) antes de mandar aquele trabalho de 200 folhas. 
    • Há muitos detalhezinhos que você pode esquecer, então fiquem de olho.
    • Se você testar com duas ou quatro páginas, não vai conseguir ver se o processo de virar o papel funcionou mesmo, então tenha coragem e vá com 8 ou 16.
Por hoje é isso. Boas impressões e salvem o planeta!

Abraço,
Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário