domingo, 4 de janeiro de 2015

Instalando o Java e acessando o Banco do Brasil no Debian XFCE Jessie

Há algum tempo eu escrevi um post sobre como utilizar o site do Banco do Brasil (bb.com.br) no Ubuntu e ele foi um dos mais lidos deste blog.

Agora que estou usando o Debian XFCE Jessie (futuro Debian 8), fui entrar no site do banco e o site ficou com a tela toda em branco, escrito "Aguarde, iniciando o acesso..." e sem nenhuma outra mensagem.

Imaginei que podia ser a falta do Java ou do plugin do Java e fui investigar.



Tentei usar o mesmo procedimento do meu post anterior e descobri não ser possível, então resolvi escrever este novo post.

Na verdade, acessar sites que usam Java no Debian se mostrou muito mais fácil. Você só tem que instalar dois pacotes: openjdk e icedtea-plugin.

Vá em Menu de aplicativos -> Sistema -> Gerenciador de pacotes Synaptic e Pesquise "openjdk". A pesquisa vai encontrar dezenas de pacotes, mas o que queremos é o que tem "jre" (Java runtime engine) e mais nada. No meu caso, encontrei o openjdk-7-jre.


Talvez até você já tivesse esse pacote instalado (eu já tinha), mas ainda fica faltando o plugin para o browser. É aí que entra o icedtea-plugin.



Siga o mesmo procedimento acima, entre no Synaptic e busque icedtea-plugin. A descrição não é lá tão elucidativa, mas explica:

"IcedTeaPlugin é uma extensão para navegador web para executar  miniaplicativos Java, suportando LiveConnect/Javascript. Ele é direcionado
para xulrunner-1.9 e navegadores compatíveis que suportem o NPAPI."

Ou seja, o IcedTeaPlugin é o plugin do Java!

Depois de instalar o icedtea, o site do BB pediu várias permissões.

Primeiro, ele pediu para eu permitir o complemento do IcedTea-Web. Eu cliquei em Permitir (Allow) e depois em Permitir e Memorizar (Allow and Remember).

 
Na tela seguinte, o site pediu para eu confirmar permissão para o Módulo de Segurança do Banco do Brasil, já que ele usa recursos de dois outros locais.



A mensagem exata é a seguinte:

The application Modulo de Seguranca Banco do Brasil from https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp?aapf.IDH=sim&perfil=6 resources from the following remote locations:
  • www2.bancobrasil.com.br/aapf e
  • www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh
Are you sure you want to run this application?

Eu respondi que sim (Yes) e o site entrou normalmente.

Abs.,
Otávio

5 comentários:

  1. Só que pede para confirmar a permissão todas as vezes que abro a página. Por quê?

    ResponderExcluir
  2. Fiz isso tudo! aparece a msg de autorizacao (a primeira) e mais nada... fica rodando rodando rodando "Aguardando, iniciando o acesso" e nada.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o Linux Mint 17.3 Rosa 64-bit

    ResponderExcluir
  4. Putz!!!! fiquei estes últimos dias sem conseguir acesser o BB Pessoa Fisica (apesar da PJ estar funcionando)...

    Tentei tudo, inclusive "purge" nos openJDK e no oracle-java, só funcionou com sua dica.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Dica adicional:
    Atenção: Quando fizer um update/upgrade o plugin da Oracle vai substituir o openjdk se o Java da Oracle estiver nas atualizações do seus pacotes.

    Neste caso para voltar para o plugin do openjdk fazer o seguinte:

    fechar todas as instâncias do browser firefox (se estiver usando ele) e em um terminal digitar:

    sudo update-alternatives --config mozilla-javaplugin.so

    escolher o item que indicar o plugin correto, que no meu caso é:

    /usr/lib/jvm/java-7-openjdk-i386/jre/lib/i386/IcedTeaPlugin.so

    Ai é correr para abraço.

    Nota extra: não deixe o atualizador de pacote atualizar seu firefox pois as próximas versões não vão permitir plugins NPAPI, incluindo o JAVA. Ai terá de instalar o maldito modulo Warsaw. Cuidado isto vai causar problemas. Portanto sugiro, de agora para frente, usar um maquina virtual, só para banco, para proteger seu sistema desta invasão de privacidade.

    Quero saber se o Banco do Brasil, CEF ou outro que usa esta praga (cavalo de Troia) da GAS Tecnology pode provar que um usuário Linux teve algum problema de segurança acessando alguma sistema de InternetBanking ? Isto é mais uma forma de "vender ameaças/medo" para forçar os bancos a empurrar "spywares" nos clientes.

    ResponderExcluir