domingo, 4 de janeiro de 2015

Instalando o Java e acessando o Banco do Brasil no Debian XFCE Jessie

Há algum tempo eu escrevi um post sobre como utilizar o site do Banco do Brasil (bb.com.br) no Ubuntu e ele foi um dos mais lidos deste blog.

Agora que estou usando o Debian XFCE Jessie (futuro Debian 8), fui entrar no site do banco e o site ficou com a tela toda em branco, escrito "Aguarde, iniciando o acesso..." e sem nenhuma outra mensagem.

Imaginei que podia ser a falta do Java ou do plugin do Java e fui investigar.



Tentei usar o mesmo procedimento do meu post anterior e descobri não ser possível, então resolvi escrever este novo post.

Na verdade, acessar sites que usam Java no Debian se mostrou muito mais fácil. Você só tem que instalar dois pacotes: openjdk e icedtea-plugin.

Vá em Menu de aplicativos -> Sistema -> Gerenciador de pacotes Synaptic e Pesquise "openjdk". A pesquisa vai encontrar dezenas de pacotes, mas o que queremos é o que tem "jre" (Java runtime engine) e mais nada. No meu caso, encontrei o openjdk-7-jre.


Talvez até você já tivesse esse pacote instalado (eu já tinha), mas ainda fica faltando o plugin para o browser. É aí que entra o icedtea-plugin.



Siga o mesmo procedimento acima, entre no Synaptic e busque icedtea-plugin. A descrição não é lá tão elucidativa, mas explica:

"IcedTeaPlugin é uma extensão para navegador web para executar  miniaplicativos Java, suportando LiveConnect/Javascript. Ele é direcionado
para xulrunner-1.9 e navegadores compatíveis que suportem o NPAPI."

Ou seja, o IcedTeaPlugin é o plugin do Java!

Depois de instalar o icedtea, o site do BB pediu várias permissões.

Primeiro, ele pediu para eu permitir o complemento do IcedTea-Web. Eu cliquei em Permitir (Allow) e depois em Permitir e Memorizar (Allow and Remember).

 
Na tela seguinte, o site pediu para eu confirmar permissão para o Módulo de Segurança do Banco do Brasil, já que ele usa recursos de dois outros locais.



A mensagem exata é a seguinte:

The application Modulo de Seguranca Banco do Brasil from https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp?aapf.IDH=sim&perfil=6 resources from the following remote locations:
  • www2.bancobrasil.com.br/aapf e
  • www2.bancobrasil.com.br/aapf/idh
Are you sure you want to run this application?

Eu respondi que sim (Yes) e o site entrou normalmente.

Abs.,
Otávio

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Como Extrair Arquivos Compactados no Debian Jessie / Sid






Hoje baixei um arquivo zip da internet e fiz o que seria natural, fui lá na pasta, cliquei no arquivo com o botão direito e depois em "Extrair aqui".

O que aconteceu? Nada! Uma mensagem de erro: "Falha ao extrair os arquivos. Nenhum gerenciador de arquivos compactados localizado". Então dei uma procurada na internet e encontrei esta solução.

Como vocês sabem, estou utilizando o Debian Jessie (que um dia será o Debian 8), que eu deixei mais "bonitinho". Se você estiver utilizando o Debian 7 (wheezy) na versão XFCE ou outra distribuição que utilize o Thunar como gerenciador de arquivos (o equivalente ao Windows Explorer), estas dicas também devem funcionar para você.

Aparentemente, o tal "gerenciador de arquivos compactados" que eu preciso é o pacote "file-roller". A dica para isso você encontra procurando "thunar archive" no Gerenciador de Pacotes (synaptic).

A descrição do thunar-archive-plugin diz claramente: "Este plugin permite a extração e criação de arquivamentos de dentro do gerenciador de arquivos Thunar. No momento ele usa o file-roller mas vai usar o xarchiver no futuro."

Por alguma razão o file-roller não estava instalado no meu Linux. Eu fuço tanto os pacotes que devo tê-lo desinstalado em algum momento.

Então, se você estiver tendo problemas para descompactar seus arquivos, verifique se o pacote file-roller está instalado.

O pacote file-roller também explica bem claramente sua função:

"File-roller é um gerenciador de arquivos para o ambiente GNOME. Com ele você pode:

 * Criar e modificar conjuntos de arquivamentos.
 * Ver o conteúdo de um conjunto de arquivamentos.
 * Ver um arquivo contido em um conjunto de arquivamentos.
 * Extrair arquivos do conjunto de arquivamentos.

O file-roller suporta os seguintes formatos:
 * arquivamentos tar (.tar), incluindo aqueles comprimidos com gzip
   (.tar.gz, .tgz), bzip (.tar.bz, .tbz), bzip2 (.tar.bz2, .tbz2),
   compress (.tar.Z, .taz), lzip (.tar.lz, .tlz), lzop (.tar.lzo, .tzo),
   lzma (.tar.lzma) e xz (.tar.xz)
 * arquivamentos zip (.zip)
 * arquivamentos jar (.jar, .ear, .war)
 * arquivamentos 7z (.7z)
 * imagens de CD iso9660 (.iso)
 * arquivamentos lha (.lzh)
 * arquivamentos Archiver (.ar)
 * arquivamentos Comic book ("gibi") (.cbz)
 * arquivos individuais compactados com gzip (.gz), bzip (.bz), bzip2
   (.bz2), compress (.Z), lzip (.lz), lzop (.lzo), lzma (.lzma) and xz
   (.xz)

File-roller pode extrair os seguintes formatos:
 * arquivamentos Cabinet (.cab)
 * pacotes binários Debian (.deb)
 * arquivamentos Xar (.xar)

File-roller não realiza operações de compactação por si só, confiando em ferramentas padrão para isto."

Esta última informação é importante. O file-roller descompacta todos estes tipos de arquivo, desde que você tenha o descompactador apropriado para eles. Então, se quiser descompactar um arquivo .zip, você tem que ter o unzip, se quiser um .rar, tem que ter o unrar e por aí vai.

Se tiverem problemas de descompactação não mencionadas aqui, deixem um comentário que tento complementar o post.

Abs!
Otávio