segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Criando um bitmap para LCD Gráfico

Há algum tempo comecei um projeto para fazer um olho de brinquedo usando um LCD Gráfico Nokia 5110. A primeira tentativa falhou, mas depois entendi como o display funciona. Resta agora colocar o meu desenho nele.

Mas que desenho?

Pois bem, como é que você desenha algo para ficar bem em determinada resolução? Eu tive que testar imprimindo uma grade na resolução do display (84x48) para rabiscar em cima.

Claro que eu poderia criar uma imagem de 84 por 48 pixels e rabiscar no computador, mas de que jeito minha filha e nossa cachorrinha participariam do projeto?


Então, para permitir mais participação, criei a grade no computador e imprimi para desenhar. Minha primeira escolha de software seria o Inkscape, mas achei mais fácil fazer no Gimp.

A primeira coisa que descobri é que uma grade de 24 por 24 pixels permite você numerar os quadrados numa boa, então usei esse tamanho. Assim, minha imagem tinha que ter 24 vezes 84 de altura e 24 vezes 48 de largura, o que dá 1152 x 2016 pixels.

Com a imagem no tamanho certo, basta criar a grade. Vá em:
Filtros -> Renderizar -> Padrão -> Grade



Achou o caminho estranho? Pois é, eu também achei...

Nas opções da grade você só precisa alterar os campos  de "Espaçamento". O padrão é 16x16, mas eu usei 24x24, como mencionei acima.

Salvei um arquivo PNG e mandei imprimir a partir do visualizador de imagens. Não sei se dava para imprimir direto do Gimp. Estou tão acostumado a fazer desse jeito que nem tentei...

O resultado final está aí do lado. Talvez, se eu tivesse usado um scanner, daria para pegar a imagem direto e redimensionar para 48x84 e já jogar em um conversor de bitmap para bytes e partir para o abraço, mas...

Não tenho um scanner e o conversor de bitmaps indicado pela Sparkfun está fora do ar... Isso quer dizer que ainda terei mais algum trabalho com esse projeto e que teremos mais posts no blog sobre o assunto.

Nos vemos em breve!

Você pode ver todas as etapas deste projeto usando este link, ou clicando no marcador "olho_de_lcd", abaixo.

2 comentários:

  1. E aí? já conseguiu programar o olha? quero ver ele piscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calieno. Você pode ver todos os posts do projeto com esse link: http://umcarneiro.blogspot.com.br/search/label/olho_de_lcd (ou clicando no marcador "olho_de_lcd"). Já consegui colocar o olho no display, mas ainda não piscou. Não espere por mim, não. Tente fazer aí... Quem sabe a gente chega a uma solução juntos? Abraço!

      Excluir