sexta-feira, 2 de maio de 2014

Tricarneiro, o drone. Ep. 2 - Eletrônica Básica

No meu post anterior eu tinha falado que ia faltar uma coisinha ou outra para montar o meu tricóptero, o Tricarneiro. Pois bem, faltou mesmo.

O site da Hobby King indicava a seguinte especificação para o Electronic Speed Controller (ESC) que comprei:

Specs:
Current Draw: 12A Continuous
Voltage Range: 2-4s Lipoly
BEC: 0.5A Linear
Input Freq: 1KHz
Firmware: afro_nfet.hex
Discharge wire/plugs: 16AWG/Male 3.5mm
Motor wire/plugs: 16AWG/Female 3.5mm
Weight: 20.3g (Included wire, plug, heat shrink)
Size: 29.5 x 22.6 x 6mm

A sacanagem está na parte dos plugs. Reparem que eles falam em 3.5mm. Isso aí me quebrou as pernas... Os plugs que vieram com os ESC's são de 2mm. E o pior (melhor?) é que os conectores são muito bem feitos, o que tira qualquer ideia de arrancá-los fora para colocar outros.

Um amigo sugeriu tirar os plugs e conectar o ESC diretamente ao drone com solda mesmo, mas achei essa solução muito permanente. Além disso, iria diminuir um pouco as possibilidades didáticas da brincadeira.

Resultado: procurei na internet os tais conectores bullet de 2mm. Encontrei alguns fornecedores no MercadoLivre. O preço não era ruim: R$ 2,99 cada par (com um macho e uma fêmea). O problema é que eu tinha pressa. Comprei logo 10 pares e paguei uns R$ 40 reais de frete. Ou seja, 70 conto em uns pedacinhos de metal.

Outra coisa que tive que comprar adicional foram os anéis de borracha para prender as hélices aos motores. Eu não sabia o que era um prop saver (salva hélice) e acabei descobrindo. É um suporte para hélices que fica preso ao motor e que permite prender a hélice a ele por um anel de borracha. O motor que comprei, um Turnigy Park300, já vem com o prop saver, mas não com o anel. Tudo bem, foi barato. R$ 13,79 por 10 unidades. E fui buscar no fornecedor, então não paguei frete.

Comprei uns fios também. O site da SoldaFria tem uma tabela muito interessante indicando que tipo de fio você precisa conforme a corrente do seu circuito. Por aquela tabela, vi que um fio de 1mm de espessura (18AWG) aguenta uma corrente de 16A. Comprei 10m de cada cor, a R$ 2,40 cada. Com o frete, uns 60 reais de fio.

No vídeo, eu mostro como usar o rádio, incluindo como resolver o erro "Switch Error" do transmissor (um Turnigy 9x) e como energizar o receptor. Não vou fazer suspense. No transmissor você vira todas as alavancas para frente e o receptor você conecta a um ESC ligado à bateria.



Vocês vão reparar no vídeo que o motor não funciona na minha primeira tentativa. Acho que o ESC precisa ser "armado" para iniciar. Usualmente, colocar o acelerador no mínimo faz esse trabalho. Eu teria que estudar um pouco mais essa história para dizer com certeza. Se souberem, por favor comentem aqui.

No próximo post devo começar a montar a estrutura. Ainda tenho bastante trabalho pela frente, então continuem acompanhando.

Para ver todos os posts deste projeto, você pode clicar na tag "tricarneiro" logo abaixo.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário