quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Instalar impressora HP Laserjet 1020 no Debian Linux 7.7 (Wheezy) e Debian 8 (Jessie)

(Atualizado em 07/12/2014 para incluir configuração no Jessie)

Fiquei um tempão apanhando para colocar minha impressora para funcionar.

No fim, parece que o que funcionou foi instalar o pacote hannah-foo2zjs.

ATUALIZAÇÃO (em 07/02/2015): Para localizar o pacote, você precisa adicionar os repositórios contrib e non-free ao synaptic, como fiz neste outro post.


Com o pacote instalado, rodei em um terminal:  sudo hannah-foo2zjs

Com isso, pude escolher minha impressora (HP1020) no meio de muitas outras HP, Minolta, Samsung e Xerox.


Aí, marquei para fazer o download e pude adicionar a impressora normalmente pelo gerenciador de impressão do Debian.

-- ATUALIZAÇÃO (em 07/12/2014) --
A impressora parou de funcionar depois de ficar sem papel durante uma impressão. Por coincidência, eu tinha também instalado o Debian Jessie pouco antes e fiquei sem saber o que causou o problema. Para piorar, esta minha dica também deixou de funcionar. Caos! Uma semana sem impressora! Mas descobri como resolver:

1) Desinstalei todos os programas relativos à impressora. Usei a desinstalação completa (purge), que inclui as configurações. Nisso foram embora: cups, hplip, hpcups, hannah-foo2zjs, foo2zjs e quase tudo que tinha hp no nome.

2) Reiniciei o computador.

3) Reinstalei o cups e o hannah-foo2zjs.

4) Criei um link para o arquivo getweb:
  sudo ln -s /usr/sbin/getweb /usr/bin/getweb
(parece que esse pacote hannah-foo2zjs está abandonado e usa referência ao arquivo errado)

5) Rodei o hannah-foo2zjs e instalei o driver como ensinei acima:
  sudo hannah-foo2zjs

6) Reiniciei o computador

7) Instalei hplip e hplip-gui

8) Reiniciei o computador

9) Cliquei em "Menu de aplicativos" -> Configurações -> "Configurações da impressora"

10) Adicionei minha impressora, como se nada tivesse acontecido.

Mais uma coisa: quando o configurador de impressora ou o CUPS pedir usuário e senha, faça login como root.

E se for imprimir frente e verso, use essa minha dica do ano passado que ainda funciona direitinho:
Economizando papel no Linux

-- Fim da Atualização --

Espero que isso ajude outros em apuros com o cups, hplip, hpcups e outros tantos pacotes destinados a resolver problemas de instalação de impressoras no linux.

Abraços!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário